Está planejando começar sua carreira como programador? Preparamos 6 dicas para você começar na área de T.I e conquistar o primeiro emprego como programador.
Se você não é da área de TI ou não tem uma base de programação, recomendamos que você estude a lógica por trás da programação. Você deve entender os conceitos básicos como variáveis, estruturas de dados, sintaxe e softwares que podem ajudá-lo no processo. Um curso on-line de lógica de programação vai ajudar muito, principalmente se você estiver tendo o seu primeiro contato com essa área (estude o link do nosso curso gratuito)
Deseja criar um aplicativo móvel? Escolha uma linguagem como Java, Python ou até mesmo C#. Essas linguagens têm suporte para dispositivos móveis e são excelentes opções para começar a programar. Deseja fazer um site? Nesse caso JavaScript, PHP e até mesmo o Python são muito utilizadas para criar sites de diversos tipos. Escolher uma linguagem que esteja de acordo com a demanda do mercado, isso ajudará você a focar nos seus objetivos.
Um bom programador precisa entender e saber usar um banco de dados.
“Mas o que é um banco de dados?”
Bancos de dados, são coleções de informações que se relacionam de forma que crie um sentido. É de vital importância para as empresas e há duas décadas se tornaram a principal peça dos sistemas de informação.
De forma resumida, quando você cria uma conta no Instagram, você fornece a eles seus dados como nome, idade, e-mail e número de celular, esses dados são armazenados em um banco de dados e utilizados posteriormente.
Como programador você precisa ter conhecimento em banco de dados, pois seus aplicativos, sites e jogos vão gerar dados e você eventualmente vai precisar de um lugar para guardar esses dados.
“Quais bancos de dados eu devo aprender?”
Os bancos mais utilizados no mercado atualmente são Oracle, MySLQ, Microsoft SQL Server e PostgreSQL. É recomendado o domínio de dois ou mais banco de dados para se tornar um bom programador. Oracle e MySQL são bons bancos de dados para ter um bom leque de oportunidades de trabalho na área, como programador iniciante.
Existem muitos conteúdos sobre programação na internet. Mas adianta assistir vídeos e tutoriais soltos, sem conexão?
Por isso, independente se você está buscando meios de se aprofundar ou escolheu estudar por conta própria, você precisa organizar um roteiro de estudos. Programar exige muito estudo e para isso paga tão bem.
Existe uma sequência para aprender a programar, onde os conhecimentos mais técnicos dependem dos conhecimentos iniciais. A ordem mais adequada é:
Seguindo um roteiro de estudos você vai conseguir uma evolução mais rápida e eficaz. Você evitará frustrações futuras ao ponto de desistir ao se deparar com conceitos que pareçam muito difíceis.
Ter um projeto é uma boa maneira de “gravar” melhor o conhecimento sobre programação, principalmente se estiver começando agora. O benefício disso é que você não terá como verificar se o código está correto ou não, como faria se estivesse no seu computador. Em vez disso, você será forçado a se concentrar no que escreve.
Essa prática ajuda bastante a não ficar “acomodado” com a ajuda que IDE ‘S fornece e vai habituar você a sempre conferir o código antes de testar.
Procure pessoas que também estão começando a programar. Quando várias pessoas se ajudam a dinâmica do aprendizado fica bem mais fácil e atrativa. Junte seus colegas de sala ou fique ativo em comunidades de programação na internet. Surgiu uma dúvida sobre um código errado ou você descobriu uma nova maneira de fazer um aplicativo? Compartilhe! Isso gera conhecimento e você pode aprender coisas novas com pessoas de todas as partes do mundo.